terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mayas



    A civilização Maya desenvolveu-se na área que corresponde ao sul do México, Guatemala, Belize,  Honduras e a parte leste de El Salvador.
    
    Os Mayas viviam em cidades-estados governadas por chefes com poder hereditário. O chefe de cada, exercia funções politicas e religiosas, auxiliado por um conselho de lideres tribais, guerreiros e sacerdotes.
     
A agricultura constituía a base da economia Maya. O principal produto era o milho, tão importante quesegundo os mitos Mayas , os deuses o haviam utilizado como matéria prima para criar o homem .
   
A elite das cidades Mayas era formada de nobres guerreiros e sacerdotes, que detinham a posse das terras . Os camponeses viviam nas terras que cultivavam e moravam em palhoças .
  
  Os sacerdotes Mayas também eram matemáticos e astrônomos. Além de criar um símbolo para representar o zero e de usa-lo em cálculos, eles conheciam o movimento do Sol , da Lua e de alguns outros planetas .
  
  Os Mayas também criaram calendários preciosos. Graças aos calendários, os sacerdotes indicavam a época propicia para o preparo do campo, a semeadura e a colheita.

  Eles tinham grandes templos e palácios, além da função religiosa, o objetivo de inspirar respeito e administração .
sistema numérico  Maya



Piramide Maya
Fonte : 
 Livro Araribá -  história


Nenhum comentário:

Postar um comentário